Governo do Distrito Federal
22/02/22 às 16h20 - Atualizado em 22/02/22 às 16h20

DF Acessível oferece transporte para pessoas com deficiência

COMPARTILHAR

Vinte e cinco vans foram adquiridas pela TCB para possibilitar o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida severa e idosos

 

Pessoas com deficiência temporária ou permanente, com comprometimento severo de mobilidade e idosos contam, desde essa segunda-feira (21) de manhã, com um serviço de transporte exclusivo. Por meio do DF Acessível, programa criado para possibilitar o deslocamento de pessoas com limitação de mobilidade, situação que a impede de utilizar o Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal, 25 vans atendem, mediante agendamento, as necessidades de locomoção desse público. Os veículos possuem rampa de acesso para cadeira de rodas, ar-condicionado, dois boxes para cadeirantes e cinco assentos.

 

O serviço é realizado pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), de acordo com demanda encaminhada pela Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (SEPD).

 

Os interessados nesse serviço complementar devem fazer cadastro na SEPD. Após apresentar a documentação solicitada e os requisitos estabelecidos no Artigo 15 da Resolução nº 33, do Conselho de Administração da TCB, o usuário é considerado habilitado pela secretaria. A partir daí, para usar o serviço, é necessário fazer o agendamento com, no mínimo, cinco dias de antecedência.

 

Morador de Ceilândia, Carlos Marcelo Feitosa, 45 anos, possui paraplegia pós-traumática e utilizou o serviço DF Acessível. Para Carlos, o transporte é de relevância, pois necessita de fazer exames frequentemente. “Para mim foi muito importante, porque através do transporte consegui me locomover até o hospital Sarah do Lago Norte”, destacou.

 

O DF Acessível faz parte de um governo que busca acessibilidade e oportunidades, em conjunto com aqueles que necessitam de transporte, porém não conseguem utilizar o transporte público coletivo.

 

Fonte: Agência Brasília 

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda - Governo do Distrito Federal

TCB

ENDEREÇO: SGON QUADRA 06 LOTE ÚNICO BLOCO A - CEP: 70610-660 Telefone: (Fax): (61) 3344-2769. | E-mail presidencia@tcb.df.gov.br